- Direcionar a potência do motor para as rodas
- Atuar como um mecanismo final de redução no veículo, diminuindo a velocidade rotacional da transmissão uma última vez, antes que ela chegue às rodas
- Transmitir a potência para as rodas, enquanto permite que elas girem a velocidades diferentes (isto foi o que deu nome ao diferencial)
Por que você precisa de um diferencial
As rodas dos carros giram a velocidades diferentes, especialmente ao fazer curvas. Você pode ver pela animação abaixo que cada roda percorre uma distância diferente ao fazer a curva, e que as rodas internas percorrem uma distância menor, enquanto as de fora viajam uma distância maior. Visto que a velocidade é igual à distância percorrida dividida pelo tempo gasto para percorrer, as rodas que percorrem uma distância menor giram a uma velocidade menor. Note também que as rodas dianteiras percorrem uma distância diferente das traseiras.
O que é um diferencial?
O diferencial é um mecanismo que divide o torque do motor para duas direções, permitindo a cada saída rodar a uma velocidade diferente.
O diferencial é encontrado em todos os carros e picapes modernos, e em muitos veículos com tração em todas as rodas (com tração permanente nas quatro rodas). Estes veículos com tração em todas as rodas necessitam de um diferencial entre cada conjunto de rodas com tração e também um entre as rodas dianteiras e traseiras, pois as rodas dianteiras percorrem uma distância diferente das traseiras quando o carro faz uma curva.
Sistemas com tração nas quatro rodas temporária não têm um diferencial entre as rodas dianteiras e as traseiras; ao invés, são todas ligadas de forma que as rodas da frente e as de trás girem à mesma velocidade média. É por isto que, quando as quatro rodas estão engatadas, esses veículos são difíceis de manobrar sobre concreto.
Diferenciais abertos
Vamos começar com o tipo mais simples de diferencial, chamado de diferencial aberto. Primeiramente, necessitamos explorar a terminologia: a imagem abaixo indica os componentes de um diferencial aberto.
Quando o carro está andando numa reta, ambas as rodas de tração estão rodando à mesma velocidade. O pinhão está acionando a coroa e a caixa de satélites e nenhuma das engrenagens satélites dentro da caixa de satélites está girando; ambos as planetárias estão efetivamente imóveis em relação à caixa de satélites.
Quando um carro faz uma curva, as rodas giram em velocidades diferentes.
Diferencial aberto - na reta (600KB)
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