A correia do alternador pode ser lisa ou estriada, conforme o carro. Seu desgaste é menor que a correia dentada, a deve ser trocada entre 40 e 50 mil quilômetros.
As correias, são responsáveis, pela transmissão do movimento do motor para outros elementos do carro. Sendo de borracha, com o tempo elas laceiam e ficam ressecadas, devendo ser trocadas, periodicamente. Essa correia merece toda atenção: A correia dentada liga o comando de válvulas ao girabrequim.
Ela deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros, desgastando-se especialmente, quando o carro fica dando aqueles trancos para pegar. Se um dos dentes da correia quebrar, as bielas podem acabar entortando - o carro vai ter que ser rebocado, e a pessoa vai Ter que gastar de 500 a 800 reais para o conserto, e tudo por causa de uma peça que custa por volta de 20 reais.
Como, não é em todos os carros que se pode tirar com facilidade a capa que protege a correia do comando e suas polias, o que impede que se verifique seu estado, é muito importante anotar a quilometragem de cada troca.
Tipos de Correias
Correias em V e Dupla V
Correias Poly V e Poly V Dupla
Correias Sincronizadora (Dentada)
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