segunda-feira, 5 de março de 2012

CUIDADOS COM A CORREIA DE SEU CARRO

Cuidados com as correias do seu carro
A correia do alternador pode ser lisa ou estriada, conforme o carro. Seu desgaste é menor que a correia dentada, a deve ser trocada entre 40 e 50 mil quilômetros.
As correias, são responsáveis, pela transmissão do movimento do motor para outros elementos do carro. Sendo de borracha, com o tempo elas laceiam e ficam ressecadas, devendo ser trocadas, periodicamente. Essa correia merece toda atenção: A correia dentada liga o comando de válvulas ao girabrequim.
Ela deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros, desgastando-se especialmente, quando o carro fica dando aqueles trancos para pegar. Se um dos dentes da correia quebrar, as bielas podem acabar entortando - o carro vai ter que ser rebocado, e a pessoa vai Ter que gastar de 500 a 800 reais para o conserto, e tudo por causa de uma peça que custa por volta de 20 reais.
Como, não é em todos os carros que se pode tirar com facilidade a capa que protege a correia do comando e suas polias, o que impede que se verifique seu estado, é muito importante anotar a quilometragem de cada troca.
Dependendo do modelo do carro, a mesma correia pode transmitir movimento para outros itens, como no caso do Golf, em que a correia do alternado também movimenta a bomba d'água, responsável pelo resfriamento do motor, ou no caso do Santana, em que a mesma correia é responsável pelo alternador, pelo compressor do ar condicionado, pela bomba d'água e pelo sistema de óleo da direção hidráulica. Podem ainda haver várias correias separadas executando estas funções. Elas devem estar ajustadas e livres de ressecamento, para o perfeito, funcionamento do carro.
Tipos de Correias

Correias em V e Dupla V
Tem a função de manter o funcionamento dos acessórios do veículo, tais como, Alternador, Direção Hidráulica,Ar Condicionado, Bomba D'água e outros.

Correias Poly V e Poly V Dupla
Tem a mesma função da Correia em V, com as novas tecnologias dos motores a correia Poly-V veio para substituir a Correia em V, por ter a capacidade de agregar mais acessórios e trabalhar também com as costas da correia.

Correias Sincronizadora (Dentada)
Tem a função de manter o sincronismo do motor, entre o Comando de Válvulas e a Arvore de Manivela (Virabrequim), mantendo um perfeito funcionamento do motor, garantindo uma ótima queima do combustível, torque e potência.

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