sexta-feira, 2 de março de 2012

FUNCIONAMENTO DE UM MOTOR 4 TEMPO.

O motor de explosão, ou motor de combustão interna, é amplamente usado para movimentar automóveis, ônibus, caminhões, etc.
Nos motores a álcool ou gasolina a produção do movimento começa pela queima de combustível nas câmaras de combustão. Essas câmaras contêm um cilindro, duas válvulas (uma de admissão e outra de escape) e uma vela de ignição. O pistão que se move no interior do cilindro é acoplado à biela que se articula com o virabrequim. O virabrequim ao girar faz com que o movimento chegue às rodas através do sistema de transmissão do carro.
A figura acima mostra um esquema do motor a “quatro tempos”, assim denominado porque seu funcionamento se faz em quatro etapas.
Primeiro tempo
Admissão

A válvula de admissão se abre e uma mistura de combustível e ar é injetada no cilindro através da válvula de admissão enquanto o virabrequim, que gira, empurra o pistão para baixo.


Segundo tempo
Compressão

A válvula de admissão se fecha; a mistura é comprimida à medida que o pistão se eleva e, antes que este chegue à parte superior, a vela se ascende.


Terceiro tempo
Explosão

A mistura acende-se; os gases quentes que se expandem, formados na explosão, produzem uma força que faz com que o pistão abaixe novamente, acionando o virabrequim.




Quarto tempo
Escape

A válvula de escape abre-se e os gases são expulsos pelo pistão que se eleva.
Os motores modernos usam sistemas eletrônicos que regulam com precisão a quantidade e o teor da mistura introduzida nos cilindros, conhecidos por injeção eletrônica.
Para melhorar o rendimento dos motores, estes funcionam, normalmente, com vários cilindros. Em um motor de quatro cilindros, quando um dos cilindros está em aspiração, outro está em compressão, o terceiro está em explosão e o quarto está em exaustão.
Se o motor está parado, os primeiros movimentos do pistão são feito através de um motor elétrico, conhecido como motor de arranque. Depois das primeiras explosões do combustível o motor de arranque e desligado e os pistões passam a funcionar em ciclos,como os que forom descritos acima.

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